Educação Esportiva e Educação Escolar em prol do Protagonismo Estudantil
Numa parceria entre Instituto ARES e a EMEF Santa Isabel de
Domingos Martins/ES, foi proferida uma palestra intitulada PROTAGONISMO ESTUDANTIL: Formação de
Sujeitos com Consciência Crítica.
A palestra foi ministrada pela Orientadora Educacional do Instituto
ARES, Ana Maria Louzada, e teve como público foco os(as) estudantes dos 6º, 7º, 8º
e 9º anos dos turnos matutino e vespertino.
A formação de sujeitos com consciência crítica é uma das metas do Instituto ARES,
que por sua vez, encontra eco no Projeto Político Pedagógico da EMEF Santa
Isabel, que se ancora no Documento Curricular da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins/ES.
O referido documento destaca no capítulo Gestão Democrática:
desafios e possibilidades, questões relativas à importância do Protagonismo
Estudantil nos projetos educacionais.
Ao
considerarmos a escola como espaço tempo de/para formação, no sentido de
emancipação humana, evidenciamos a necessidade de reconhecermos a inserção das
vozes das crianças, adolescentes e jovens no cotidiano das políticas e gestão
educacional (p. 73).
Além dessa reflexão, a palestrante destacou
a importância de os(as)estudantes se formarem com consciência crítica e do sentido de serem representantes de turmas.
Chamou atenção para a ideia de que ser representante de turma pressupõe "atuar com consciência crítica, o que
implica estar antenado(a) com o que acontece no cotidiano da comunidade
escolar, implica em atuar no mundo em que vivemos com solidariedade, respeito e
amor ao próximo, bem como, lutar por melhores condições de vida para todos e
todas e que não existe consciência crítica sem comprometimento COLETIVO".
Vale ressaltar que a referida parceria revela o diálogo na prática entre escola, comunidade e família.
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